segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conhecer a Lota - Visita de Estudo à Docapesca

Quando chegamos à Docapesca fomos recebidos por um senhor que nos guiou na visita de estudo.  Logo ali , vimos um pescador a arranjar a rede de pesca  e  alguns barcos, tais como:  traineiras  e barcos de arrasto.

O senhor Carlos ensinou-nos a distinguir os diferentes tipos de peixes -  sardinha, cavala, carapau, boga e carapau negrão. Aprendemos também a identificar a frescura do peixe, se o peixe tem o olho esbranquiçado e baço é porque não está fresco.
Vimos os polvos e os chocos e uma máquina bem grande que serve para lavar o peixe (o peixe tem que ser lavado com água salgada para manter a frescura). De seguida vimos uma máquina de fazer gelo e um frigorífico gigante.
Fomos fazer de compradores,  sentámo-nos nas bancadas e vimos a demonstração de como se faz o leilão do peixe (os compradores têm de estar registados na lota). Suspensos estavam dois ecrãs onde aparecia o nome e o preço  dos peixes que passavam nas caixas na passadeira rolante.
Perto das cadeiras estavam comandos que os compradores utilizam. O preço inicial que aparece no ecrã começa a descer e assim que ele agrada a um comprador este carrega no comando e assim, imediatamente sai um talão com o preço e o nome desse comprador,  que é colocado na respetiva caixa.
Fomos ao gabinete da diretora da Docapesca (mãe da Carolina) que nos deu informações sobre o mar e alguns animais marinhos. Ensinou–nos também que o peixe, para ser pescado deve  ter medidas mínimas e deu-nos a informação nutricional de cada uma das espécies. Todas estas informações vinham registadas em material que nos foi oferecido. Aprendemos muito!!!!
  outubro/2013,                  Raquel Correia 4º ano, turma P4 A, EB1 Parchal