domingo, 17 de março de 2013

TURMA DO 4º ANO DE ESTOMBAR VISITA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DAS ÁGUAS EM ALCANTARILHA


Visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas de Alcantarilha   (ETA)

No dia 5 de março, pelas nove horas e trinta minutos, partimos da nossa escola em direção à Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Alcantarilha. Fomos num autocarro da Câmara Municipal de Lagoa. 
 
Quando lá chegámos, fomos recebidos pela senhora engenheira Susana. Ela seria a nossa guia da visita. Começou por nos informar que há no Algarve quatro Estações de Tratamento de Água e que aquela é a maior. A água que é ali tratada vai para os concelhos de Lagoa, Portimão, Silves, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique, Albufeira e parte de Loulé.

 A engenheira Susana disse-nos que as águas que são tratadas nas estações vêm das barragens, albufeiras e rios. Para a estação de Alcantarilha, a água vem da barragem de Odelouca, em grandes condutas.

Para tratar as águas dos outros concelhos do Algarve há ainda as estações de tratamento de água em Tavira, Beliche e Fontainhas.

Falou-nos também da necessidade de pouparmos a água  e de evitar a poluição das águas dos rios.

 Depois destas explicações, é que nós ouvimos quais os principais passos que são necessários para a água fique potável e que são feitos naquela estação:

 Ø Pré-oxidação – para libertar a água de metais, matéria orgânica e micropoluentes, utiliza-se o ozono que é produzido no local a partir de oxigénio líquido;

     (Esse ozono só pode ser utilizado uma única vez, é muito perigoso e tem que ser logo destruído)

Ø Coagulação/ Floculação – nas câmaras de mistura rápida, são utilizados alguns coagulantes, como carvão ativado. As substâncias  indesejáveis ficam juntas e suspensas na água;     (Achámos muito estranho ver o carvão líquido ser despejado na água que ficava toda preta, para ajudar depois a limpar a água, mas é assim mesmo que as coisas se passam.)
 
Ø Filtração – a água vai atravessar um filtro de areia que retém mais algumas substâncias sólidas e microorganismos;

Ø Desinfeção – é feita com cloro e serve para destruir os microorganismos ainda existentes na água.

 Quando há um rebentamento ou a avaria de uma conduta,  a ETA pode sempre utilizar as águas subterrâneas. Agora já são só usadas nestas circunstâncias para pouparmos as águas existentes nos nossos lençóis de água.
 A Estação de Tratamento de Água de Alcantarilha começou a ser construída em 1998 e concluiu-se em final de 1999. Isto quer dizer, que esta estação só está a funcionar há treze anos. A capacidade máxima de produção da ETA é 259 000 m3 por  dia.
 Esta visita foi interessante porque nos permitiu aprender o caminho que é necessário a água fazer até ficar em condições de chegar potável às nossas casas.
                                       Texto coletivo, realizado após a visita
                                      Turrma E4 (4ºano)     E B 1 Estombar, Prof. Clotilde